AGENDA





26/11 Ciências- tarefa de estudo no caderno: Cadeia alimentar: produtores-consumidores-decompositores.
23/11 Ciências- tarefa de estudo no caderno. Animais herbívoros, carnívoros e onívoros.
14/11 Língua Portuguesa: leitura do livro A perigosa vida dos passarinhos pequenos- Míriam Leitão. Ficha correspondente.
13/11 Ciências: no caderno: A respiração dos seres vivos.
09/11 Ciências no caderno: classificação dos animais.08/11 Língua Portuguesa: ficha: reescrever a história em quadrinhos em três parágrafos. 
07/11 Ciências no caderno: classificação dos animais. 06/11 Ficha de Língua Portuguesa: estudo de verbos ( de ação, estado e fenômenos da natureza).
05/11 Ficha de Ciências: Cadeia alimentar.
29/10 Língua Portuguesa e Ciências "As corujas"; classificacão das palavras quanto à sílaba tônica e uso dos Artigos.
26/10 Ciências: ficha Seres vivos- animais vertebrados e invertebrados.
25/10 Língua Portuguesa: ficha 
Concordâncias
24/10 Ciências: ficha Relações entre seres vivos
23/10 Língua Portuguesa: verbetes de dicionário-resignificar termos retirados do livro Mania de explicação.
22/10 Ciências: ficha Cadeia alimentar.
19/10 Língua Portuguesa: ficha de estudo de verbos de ação nos tempos verbais: Presente, Pretérito e Futuro. Livro Mania de explicação.
17/10 Ciências: ficha Classificação dos animais pelas suas necessidades de alimentação: carnívoros, herbívoros, onívoros.
16/10 Língua Portuguesa: ficha do livro Mania de Explicação, Adriana Falcão. Para quinta-feira-18/10.05/10 Língua Portuguesa: uso do dicionário:
.para que usamos o dicionário; .como são organizadas as palavras no dicionário; .significados das abreviações que vêm antes das palavras( SF; SM; V; Adj.) Procurar os significados das palavras: mania, explicação e dedicatória. Fazer frases com essas palavras- gancho para a leitura do livro Mania de explicação de Adriana Falcão. Uso de ficha pautada e uso do dicionário. 03/10 Ciências para sexta-feira. Questionário sobre Os seres vivos ( características e informações gerais sobre os pássaros).
02/10 Língua Portuguesa: ficha " A roupa nova do Imperador" reescrita resumida do conto( situação inicial,
conflito/desenvolvimento, desfecho/final).
01/10 Ciências: seres vivos e elementos não vivos, na natureza. Questionário no caderno. 28/09 Língua Portuguesa no caderno: Contos de Andersen. Escreva um diálogo entre o Imperador e o rouxinol. Não se esqueça do título. Esse texto será imaginado por você e deverá conter: falas do narrador com: introdução, desenvolvimento ( conflito) e desfecho.
27/09 Ciências no caderno: responder no caderno: Na agrofloresta, qual a importância das árvores para os Seres Vivos? Ilustrar.
26/09 Língua Portuguesa no caderno. Sílaba tônica. Contextualuzação com o conto A pequena vendedora de fósforos- Andersen.24/09 Ciências: procurar e recortar quatro imagens de seres vivos. Colar duas das imagens no caderno e elaborar três frases, que demonstrem seus conhecimentos em Ciências, sobre cada uma delas. Trazer as outras duas imagens soltas, para trabalho em grupo.
21/09 Verbetes de dicionário-resignificando palavras- link com o livro Mania de explicação- Adriana Falcão
20/09 Língua Portuguesa: estudos linguísticos de plural, pronomes, artigos e identificação da sílaba mais forte nas palavras. Contextualuzação com o conto Pinheirinho de Natal. 
19/09 Língua Portuguesa: caderno com uso do dicionário: significado de palavras contextualizadas com o tema dos Jogos Olímpicos
17/09 Ciências no caderno e leitura final do livro Carolina e o vento
14/09 Língua Portuguesa e Ciências: livro Carolina e o vento, caderno de L.P.e dicionário
11/ 09 Língua Portuguesa: ficha de estudo Os artigos e exercícios no caderno sobre artigos
06/09 Língua Portuguesa: ficha de estudo para Avaliação Síntese texto e gramática: O sapateiro e os elfos
05/09 Língua Portuguesa: ficha Pronomes
04/09 Ciências: tarefa de estudo para Avaliação Síntese- no caderno: escrever cinco informações sobre o que aprendeu sobre o Ar
03/09 Ciências: tarefa de estudo para Avaliação Síntese: leitura do livro Carolina e o vento, páginas 6 a 19; ficha: A existência do ar
31/08 Língua Portuguesa ficha de produção de texto30/08 Ciências ficha de estudo A poluição do ar29/08 Língua Poetuguesa: ficha de ortografia: diferentes sons do X28/08 Ciências: tarefa de estudo: reler as fichas O ar e Voa ou não voa? Fazer exercícios no caderno27/08 Língua Portuguesa ficha de interpretação do poema Ventinho, de Ruth Rocha
24/08 Ciências: ficha de estudo para Avaliação de síntese: poema O vento
23/08 Língua Portuguesa: ficha de interpretação de texto: A princesa e a ervilha
22/08 Ciências: ficha A atmosfera
21/08 Língua Portuguesa: ficha A pequena sereia
20/08 Ciências: leitura do livro Carolina e o vento, páginas 17 a 19. Questionário no caderno.
17/08 Língua Portuguesa: ficha síntese dos cinco sons do X
16/08 Ciências: ficha: poema Voa ou não voa? Fenômeno do vento
15/08 Língua Portuguesa: sons do X 14/08 Ciências: questionário no caderno- inspiração, expiração, os pulmões, o nariz como filtro do ar que respiramos.
13/08 Língua Portuguesa: ficha-palavras da mesma família- x/ch
10/08 Língua Portuguesa: ficha- ortografia- diferentes sons da letra X.
07/08 Ciências: ficha O ar.
06/08 Língua Portuguesa: ficha- poema As borboletas, de Vinícius de Moraes
03/08 Ciências: procurar e recortar três gravuras que mostrem a existência do AR no dia a dia. Colar uma das gravuras no caderno. Fazer três frases sobre ela. Levar as outras duas gravuras, para fazermos um mural.
02/08 Língua Portuguesa: ficha de estudo de vocabulário' "As formigas-ruivas "- sinônimos, Monteiro Lobato.
01/08 Ciências- conhecimento prévio sobre O Ar
31/07 Língua Portuguesa: ficha estudo de vocabulário- " As formigas-ruivas"- antônimos Monteiro Lobato.
30/07 Língua Portuguesa: exercícios de plural e de antônimos-livro "As formigas-ruivas", Monteiro Lobato.
11/07 Língua Portuguesa: leitura do livro As formigas-ruivas, de Monteiro Lobato.Ficha da leitura. Para 30/07.
10/07 Língua Portuguesa no caderno. Análises das fábulas que mais gostaram.
9/07 Ciências- ficha A compostagem. Questões no caderno.
05/07 Língua Portuguesa. Questões de interpretação e gramaticais, no caderno. Fábula O jumento, o chacal e o leão.
04/07 Ciências: ficha A compostagem. Perguntas no caderno.03/07 Língua Portuguesa: ficha de Interpretação e revisão gramatical. 
28/07 Ciências pesquisa de comidas típicas de Festa Junina que tenham ingredientes de origem vegetal- para terça-feira, dia 03/07
26/06 Língua Portuguesa ficha de estudo de frases-análises linguísticas: quem, onde, de que modo
25/06 Ciências no caderno- registro sobre o milho e funções de partes dos vegetais
19/06 Língua Portuguesa: ficha de estudo para a Avaliação de Síntese
18/06 Língua Portuguesa: produção textual, á partir de cenas. 
13/06 Língua Portuguesa: ficha de produção textual. Ideia de causa e consequência com os termos porque e por isso.
12/06 Ciências: ficha de estudo: Ciclo dos sais minerais e compostagem. 
11/06 Ficha de Língua Portuguesa: substantivos compostos; ortografia gue, gui
04/06 Ficha de Língua Portuguesa: ortografia S/Z- diminutivo.
30/05 Ficha de Ciências: partes das plantas-funções.
29/05 Ficha de Língua Portuguesa. Verbos.
28/05 Ciências: reler o livro A turma da horta viva, páginas 13 a 18. Fazer tarefas no caderno.
25/05 Língua Portuguesa: ficha da fábula O sapo e o boi (2).
24/05 Ciências no caderno: esquema do Ciclo dos sais minerais. Língua Portuguesa: livro e ficha da ciranda até a próxima semana.
23/05 Língua Portuguesa: Ficha Fábula O sapo e o boi (1).
22/05 Língua Portuguesa: tempos verbais, no caderno. Turma B. Ciências: reler a ficha sobre os sais minerais e responder questionário no caderno. Turma A.
21/05 Ciências: Registro sobre as observações e exploração dos diferentes tipos de solo encontrados no colégio. Turma A. Reler a ficha sobre os sais minerais e responder questionário no caderno. Turma B.
18/05 Língua Portuguesa no caderno: identificar palavras que indicam ações praticadas pelos personagens( retiradas das fábulas lidas) Verbos de Ação. 
17/05 Ciências no caderno: desenhar e escrever as diferentes partes de uma árvore. Ficha do livro da Ciranda até a próxima semana.
16/05 Língua Portuguesa: ficha de ortografia S/Z com o mesmo som.
15/05 Ciências: registro e desenhos dos diferentes tipos de solo encontrados nos espaços do colégio- no caderno.
14/05 Língua Portuguesa: ortografia R, RR. No caderno.
11/05 Ciências: reler o livro A turma da horta viva-como tudo começou, até a página 12. Fazer ficha de interpretação da leitura.
10/05 Língua Portuguesa: ficha do livro da Ciranda, até quinta-feira próxima. Exercícios no caderno, para amanhã.
09/05 Ciências no caderno.
08/05 Língua Portuguesa: ficha de plural: "s", "es"- gênero Fábulas
07/05 Língua Portuguesa: poesia e rimas. No caderno.
04/05 Religião: lista de diferentes nomes de Maria de Nazaré.
03/05 Ciências- ficha: Formação do solo
02/05 Língua Portuguesa: ficha- organização textual, parágrafos (3).
27/04 Ciências: conhecimento prévio sobre o solo. No caderno.
26/04 Lingua Portuguesa: livro O trem da amizade com ficha de interpretação
25/04 Ciências: fazer uma pequena lista de plantas aquáticas- no caderno. Até sexta-feira próxima.
24/04 Língua Portuguesa: plural de palavras terminadas em U e L, contextualizadas em frases- no caderno.
19/04 Ciências: ficha com coleta de informações sobre animais aquáticos. Para terça-feira, dia 24/04.
18/04 Língua Portuguesa: exercícios no caderno.
17/04 Ciências: ficha " A penetração da água no solo"; responder questionário no verso.
16/04 Língua Portuguesa- ficha de ortografia- palavras terminadas em U e L.
13/04 Língua Portuguesa: tarefa de estudo no caderno-estudo de substantivos.
12/04 Língua Portuguesa: tarefa de estudo no caderno. Reler as páginas 6 e 7 do Diário da Clarabel; fazer exercícios no caderno.
11/04 Língua Portuguesa: tarefa de estudo no caderno. Reler as páginas 4 e 5 do Diário da Clarabel; fazer  exercícios no caderno.
03/04 Língua Portuguesa: ficha de interpretação "Diário do Zuza"
02/04 Ciências: ver o vídeo sobre o Fórum da água e registrar, no caderno, três informações, que mais tenha achado interessantes.
28/03 Língua Portuguesa: leitura do livro O trem da amizade. Ficha de leitura.
27/03 Ciências: reler o livro A água tem vida na horta? Questionário no caderno.
26/03 Ciências: ficha Estados físicos da água-questionário no verso.
23/03 Língua Portuguesa: leitura do livro O trem da amizade. Fazer ficha correspondente.
22/03 Ciências- Entrevista, até segunda-feira, dia 26/03.21/03 Língua Portuguesa: ficha-a letra M no final de sílaba/M antes de P e B.  20/03 Ciências: ficha- Estados Físicos da água
19/03 Língua Portuguesa:ficha com exercício de ordem alfabética
16/03 Ciências: ficha-Características da água
15/03 !Língua Portuguesa: organização de frases-3
14/03 Ciências: ficha- Rio Rainha
13/03 Língua Portuguesa: organização de frases-2
12/03 Ciências: A água doce e a água salgada.
0903 Língua Portuguesa: ficha- organização de frases.
08/03 Língua Portuguesa: ficha de estudo: substantivos.
0703 Ciências: ficha sobre o desperdício da água.
06/03 Ciências: ficha sobre Matas Ciliares-3B; Língua Portuguesa: ficha sobre frases e sinais de pontuação-3A.
05/03 Ciências: ficha sobre Matas Ciliares-3A; Língua Portuguesa:ficha sobre frases e sinais de pontuação-3B 
02/03 Língua Portuguesa: ficha de sinais de pontuação.
01/03 Ciências: Blog- entrar na página Calendário para descobrir o Dia Mundial da Água. Anotar na sua agenda, no dia e no mês corretos. Ficha- Ciclo da Água.
28/02 Língua Portuguesa: ficha-uso da letra maiúscula.
2702 Ciências: reler o livro: A água tem vida na horta? Páginas: 4 a 9. Fazer terefa no caderno.26/02 Língua Portuguesa: ficha de estudo de substantivos.
23/02 Língua Portuguesa: letra cursiva e ortografia/ s travando sílaba
22/02 Língua Portuguesa: letra cursiva e ortografia/padrão silábico: consoante, r e vogal.
21/02 Ciências:escrever e ilustrar sobre o que aprendeu com o vídeo Clube da natureza apresenta o ciclo da água- 3A; Ciências: ilustrar as diferentes formas da água na natureza:rios, lagoas, mares, cachoeiras, geleiras, lagos, nuvens e chuva... em papel ofício dobrado em 8 partes iguais:3B.
20/02 Ciências: ilustrar as diferentes formas da água na natureza: rios, lagoas, mares, cachoeiras, geleiras, lagos, nuvens e chuva...em papel ofício dobrado em 8 partes iguais: 3°A; Língua Portuguesa: ficha de letra cursiva, alfabeto maiúsculo-3°B.
19/02 Língua Portuguesa: ficha de letra cursiva, alfabeto maiúsculo-3°A; Ciências: escrever e ilustrar sobre o que aprendeu com o vídeo: Clube da natureza apresenta o ciclo da água-3°B.
09/02 Língua Portuguesa: 
copiar quatro frases, de um livro de sua escolha. Atenção ao uso da letra maiúscula e aos sinais de pontuação. Escreva o nome do livro, do autor(a) e do ilustrador(a).
08/02 Ciências: escrever e ilustrar 4 situações em que usamos a água em casa. Na folha de papel ofício.
07/02 Língua Portuguesa: questionário 
sobre as férias.
06/02 Procurar e recortar, na Internet ou em revistas, três imagens que mostrem a água na natureza. Para sexta-feira, dia 09/02.
05/02  Trazer revistas.

2 comentários: